RESENHA: GAIA A RODA DA VIDA, TELMA BRITES

Título: Gaia a roda da vida
Série: Gaia a roda da vida (Livro 1)
Autora:  Telma Brites
Editora: Independente
Páginas: 265
Gênero: Ficção brasileira/ Fantasia
Nota: 5/5 ❤
Sinopse: Aos sete anos de idade, Gaia gottesstein perdeu a mãe de forma misteriosa em um acidente de aéreo. Nove anos depois, foi à vez de o pai desaparecer no fundo do mar sem deixar vestígios. Assim, Gaia foi obrigada a deixar a América e as pessoas que amava para morar sob a tutela dos tios numa cidadezinha da Alemanha. Lá, a jovem se vê envolvida em uma enigmática história ligada ao passado de sua família, da qual é a personagem central. A sobrevivência de Gaia depende da crença e da aceitação dos desígnios que está predestinada. Onde está o limite entre a realidade e a imaginação? Gaia será capaz de tomar a decisão certa? Uma história de fantasia, amor, união… e escolhas.
‘Como a vida é engraçada... Parece brincar com a gente. Que brincadeira sem graça. É pior do que uma trágica comedia grega.’

O livro conta a história Gaia Gottesstein é uma adolescente de dezesseis anos, tudo que ela conhece está no seu iate, Nana, sua governanta, Totof, seu cozinheiro e bolinha, seu amado e companheiro cachorrinho. Aos sete anos de idade, Gaia perdeu a sua mãe Larrisa em um misterioso acidente aéreo, acidente esse que nove anos mais tarde também a faria perder o seu pai Renato. Agora Gaia vê tudo que conhece mudando quando se vê obrigada a deixar a América a ir morar com seus tios, Lyra e Cirio, na Alemanha, tios esses do quais ela nem se lembra.

Um dia conseguiria se libertar. Quebrar as amarras do passado. Tirar esse peso do peito, sempre presente e constante. Amar a si mesma e ser ela mesma. Olhou para o céu e disse ‘Eu juro’!’

Logo ao chegar à Alemanha, Gaia encontra Jason, o filho adotivo dos seus tios, esperando por ela. E logo de primeira ela se sente atraída por ele, uma conexão intensa, talvez um amor à primeira vista ou talvez seja o destino. Gaia aos poucos começa a lidar com os próprios sentimentos e com a nova família e apresenta um crescimento enorme no decorrer do livro.

‘Ansiava por mais tempo para pensar e ordenar as ideias. Tempo para selecionar, dispensar e arrumar todos esses sentimentos na poeira do seu armário interno. Trancar a sete chaves. Com um pouco de sorte, poderia mesmo perder uma delas e nunca mais achar. Queria esquecÊ-los se fosse possível; seria mais fácil controlar seu coração atormentado.’

Gaia se vê envolvida em uma trama milenar e quase impossível de acreditar, se não fosse os fatos estranhos que cercam a vida da menina como sonhos esquisitos, perdas de memória constantes, mas apesar de todas as provas Gaia ainda se recusa firmemente em acreditar nos Tios e os julga loucos. Não vou contar muito sobre o enredo para não estragar as surpresas, mas acredite em mim, você não irá conseguir largar até a última pagina ser virada.

"O único que está isento de erros é aquele que não se arrisca acertar."

Os personagens são todos bem construídos, confesso que meus favoritos são o Totof, Moly e o bolinha hahaha. Gaia é um livro que precisa ser reconhecido e lido, uma dos melhores livros que li atualmente, estou completamente encantada.

"Um abria os olhos para o futuro, o outro abria os olhos para o passado. Mas os dois se encontravam na mesma sintonia."

A narrativa é simples e fluída, os capítulos são curtos, para ser devorado em pouco tempo! A história cheia de referências à mitologia, uma das minhas coisas favoritas, de mistérios e totalmente cativante.Como é o primeiro livro da série o final deixa várias perguntas e caminhos em aberto e deixa nossa curiosidade lá em cima, mal posso esperar para ler o próximo livro. Super indico esse livro! 


Comentários

Postagens mais visitadas