RESENHA: DÂNDIS DE SELMA, NICOLÁS IRURZUN

Título: Dândis de Selma
Autor: Nicolás Irurzun
Editora: Giostri
Número de páginas: 172
Gênero: Comédia
Nota: 4/5


Sinopse: Selma nunca gostou de futebol e, na faculdade, tinha desprezo por Norberto. A vida dá volta e, agora, tornou-se treinadora do pior time da região presidido justamente pelo ex-colega. Pra piorar, reencontrou o ex-namorado enraivecido. Nessa trajetória, cruza com Pitanga, adolescente envolvido com o crime e que pretende um lugar na equipe. Perseguido pelo Delegado, o menor busca no esporte o meio para mudar de vida. Cada qual à sua maneira, Selma e Pitanga atravessam situações divertidas para superar erros do passado
O livro conta a história de Selma, formada em educação física e que acaba de chegar a Peroba em busca de emprego. Ela nunca gostou de futebol, nunca entendeu como as pessoas gostavam disso, preferia mil vezes a elegância de uma partida de vôlei ou qualquer outro esporte, porém por ironia do destino e devido à crise financeira, Selma acaba aceitando a proposta de Norberto, ou Norbe, ex-colega de faculdade e pelo qual Selma nutria um profundo desprezo, para se tornar técnica do Clube de Regatas Portenho, time que Norbe é presidente.

Mas além de ser o pior time do campeonato amador, Regata do portenho treina em um estádio caindo aos pedaços e conta com apenas 16 jogadores que gostam de beber e fumar e não tem disposição para correr nem até o final da partida. Como Selma não tem alternativa aceita a proposta.

 Para começar seria necessário escalar mais jogadores, novos e com disposição, para então terem uma chance de subir na colocação do campeonato, ou pelo menos perder com dignidade. Como ninguém quer entrar no Regatas do Portenho, a chance deles é reformular todo o time, incluindo agora o nome, que agora será Dândis FC. Selma consegue escalar alguns jovens procurando subir e fazer carreira no futebol e também Pitanga, que seria a chance do clube se o mesmo não tivesse se envolvido com o crime no passado e acabar sendo eternamente perseguido pelo delegado e sua trupe. Se não bastasse isso, o ex-namorado de Selma retorna querendo se vingança. Será que Selma vai conseguir passar por todas essas desventuras e ainda fazer com que o Dândis FC clube na colocação do campeonato ou pelo menos não perca vergonhosamente?

O livro dândis de Selma apresenta uma narrativa fácil e totalmente divertida, é um livro que proporciona várias risadas ao decorrer da história e também muita emoção! É um livro que apresenta a realidade de vários jovens que buscam no futebol uma chance de mudar de vida e também a realidade vivida em vários clubes amadores. O livro faz criticas a sociedade, como o machismo sofrido por Selma e o preconceito sofrido por Pitanga e também explora elementos tão importantes da nossa cultura. Com toda certeza um livro que merece ser lido! 

Beeijooos! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas